Koka - Partido de direita radical vence eleições parlamentares na França
Partido de direita radical vence eleições parlamentares na França
30/06/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Partido de direita radical vence eleições parlamentares na França

Pela primeira vez na história, o partido Reunião Nacional (RN), liderado por Marine Le Pen, conquistou a vitória nas eleições parlamentares na França, de acordo com a primeira pesquisa de boca de urna divulgada pela TV France 2. O RN obteve 34% dos votos, enquanto a coligação de esquerda Nova Frente Popular alcançou 28,1% e a coligação de Macron ficou com 20,3%. O partido Republicano recebeu 10% dos votos.

No dia 7 de julho, haverá um segundo turno entre os candidatos mais votados no primeiro turno, com qualquer pessoa que tenha mais de 12,5% dos votos avançando para a próxima etapa. A vitória do RN representa uma grande derrota para o presidente Emmanuel Macron, que convocou as eleições antecipadas após uma vitória do RN nas eleições para o Parlamento Europeu em maio.

A criação da Nova Frente Popular, que reúne os partidos de esquerda na França, após a dissolução do parlamento, frustrou a estratégia de Macron e facilitou a vitória do partido de Marine Le Pen. Macron esperava contar com o eleitorado de esquerda para manter seus deputados e impedir o avanço do RN, que agora conquista pela primeira vez o poder na Assembleia Nacional.

O presidente reconheceu a mensagem dos eleitores do RN e prometeu uma resposta. Sua tentativa de afastar os eleitores dos "extremos" e garantir uma maioria centrista na Assembleia Nacional não obteve sucesso, mostrando a força do partido de direita radical nas eleições parlamentares na França.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: