Koka - O uso de dispositivos digitais no Brasil
O uso de dispositivos digitais no Brasil
29/06/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

O uso de dispositivos digitais no Brasil

A população brasileira possui em média 1,2 celular por habitante, de acordo com a 35ª Pesquisa Anual do FGVcia. Em maio de 2024, o país contava com 258 milhões de smartphones em uso, além de outros dispositivos como tablets e notebooks, totalizando 384 milhões de produtos, ou seja, 1,8 por habitante. Considerando todos os dispositivos digitais, esse número sobe para 480 milhões, equivalente a 2,25 por habitante.

O uso de computadores, incluindo desktops e tablets, atingiu a marca de 222 milhões de unidades, com uma proporção próxima a um por pessoa. A venda de computadores no Brasil teve uma queda de 3% em relação a 2022, totalizando 12 milhões de unidades vendidas. Esse declínio pode indicar uma maior preferência pelo uso de smartphones, devido à praticidade e aos avanços na produtividade. A cada TV vendida no Brasil, são comercializados três celulares.

Uma novidade da pesquisa foi o destaque para o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA). O ChatGPT foi apontado como a solução mais popular, seguido pelo Google Gemini e Microsoft Copilot. O relatório também revelou que o custo anual por usuário de serviços de TI corporativos atingiu R$ 56 mil. Os gastos e investimentos em TI continuam crescendo e representam, em média, 9,4% do orçamento das empresas.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: