Koka - Nancy Fraser e a crítica ao capitalismo
Nancy Fraser e a crítica ao capitalismo
17/06/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Nancy Fraser e a crítica ao capitalismo

Nancy Fraser acredita que os homens deveriam se espelhar mais nas mulheres, conforme sua tese apresentada no ensaio "Depois do salário familiar", de 1994. A filósofa e professora da New School, nos Estados Unidos, analisa a relação entre o fim do Estado de bem-estar e a insustentabilidade da família nuclear tradicional, baseada no homem provedor e na mulher responsável pelo lar.

A autora de "Feminismo para os 99%", Nancy Fraser, lança seu novo livro "Destinos do Feminismo", que reúne uma série de textos explorando a questão de gênero sob diversas abordagens, desde a economia até a psicanálise. Diferente de sua obra anterior, esta nova publicação possui um caráter mais acadêmico e menos panfletário, organizando ideias desenvolvidas ao longo dos últimos 30 anos e indicando novos rumos para o feminismo.

Em entrevista à Folha, Nancy Fraser, conhecida por seu pensamento crítico ao capitalismo que a tornou uma pensadora popular, destaca a promiscuidade do neoliberalismo, que pode se manifestar de diversas formas, inclusive no feminismo representado por figuras como Hillary Clinton. A filósofa questiona a hegemonia do sistema neoliberal e busca compreender quando o feminismo pode ser de esquerda.

No seu novo livro, Nancy Fraser aborda a crítica ao capitalismo, destacando aspectos vinculados à questão de gênero que o feminismo contemporâneo reconhece e critica. Ela questiona a hegemonia do sistema neoliberal e busca desafiar essa estrutura, defendendo um feminismo de esquerda que se oponha a essa lógica dominante.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: