Koka - O início do Real: a chegada da nova moeda em 1994
O início do Real: a chegada da nova moeda em 1994
29/06/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

O início do Real: a chegada da nova moeda em 1994

No dia 1º de julho de 1994, o jornal Notícias Populares estampava a manchete "Centavo agora é dinheiro", marcando o primeiro dia de circulação do real, a nova moeda. A população aderiu ao Plano Real, porém enfrentou alguma confusão devido à troca do numerário.

Nos planos anteriores, bastava cortar três zeros para saber o valor da nova moeda. Dessa vez, era preciso converter 2.750 cruzeiros reais, moeda vigente até então, ou uma URV para R$ 1,00.

Apesar da distribuição das novas cédulas e moedas em todo o país, houve escassez de troco, especialmente de centavos. Na época, dinheiro em espécie e cheque eram os principais meios de pagamento.

Alguns cidadãos aguardaram até a meia-noite do dia 1º para sacar as novas cédulas nos caixas eletrônicos 24 horas, porém muitos estabelecimentos abertos na madrugada ainda não tinham troco em real. Alguns comerciantes não sabiam como fazer a conversão e recusavam o pagamento em reais ou preferiam os cruzeiros.

A falta de moedas gerou filas, como no pedágio da rodovia Castelo Branco em Itapevi (SP), onde a tarifa era de R$ 2,60. Não havia tag de pagamento automático nos carros, nem máquinas eletrônicas de cartão para facilitar o processo.

Outro desafio enfrentado foi a remarcação de preços, algo comum durante a transição para a nova moeda.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: