Koka - O legado de Juan Domingo Perón e o peronismo na Argentina
O legado de Juan Domingo Perón e o peronismo na Argentina
01/07/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

O legado de Juan Domingo Perón e o peronismo na Argentina

O cinquentenário da morte de Juan Domingo Perón (1895-1974) foi lembrado recentemente, trazendo à tona um debate sobre o peronismo na Argentina. O movimento político, originado durante as presidências de Perón, tornou-se a principal força política do país, apesar da ascensão do ultraliberal Javier Milei. O peronismo mantém sua relevância e influência na vida dos argentinos, com diversos ramos e figuras ao longo da história.

O peronismo surgiu nos anos 1940, durante as presidências de Juan Domingo Perón, trazendo melhorias nas condições de vida dos mais pobres. Foram estabelecidas regras trabalhistas, expansão da saúde e educação gratuitas, voto feminino e presença significativa do Estado na economia. O movimento também se destacou pelo nacionalismo antiamericano e culto à personalidade de Perón e Eva Perón.

O antiperonismo, surgido praticamente junto com o peronismo, foi impulsionado pela rejeição da elite argentina ao movimento popular e à ampliação de direitos. A oposição ao peronismo sempre foi marcada pela resistência da elite e de setores conservadores da sociedade argentina.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: