Koka - ANP reduz número de postos e cidades em pesquisa de preços de combustíveis
ANP reduz número de postos e cidades em pesquisa de preços de combustíveis
01/07/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

ANP reduz número de postos e cidades em pesquisa de preços de combustíveis

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) decidiu cortar o número de postos e cidades visitadas em sua pesquisa semanal de preços dos combustíveis, alegando falta de recursos após corte no orçamento. A pesquisa é realizada semanalmente para acompanhar a evolução dos preços da gasolina, diesel, etanol, botijão de gás e GNV (gás natural veicular) em todo o país, sendo utilizada para identificar possíveis fraudes e crimes contra a concorrência.

Em comunicado divulgado, a ANP informou que assinou um aditivo contratual com a empresa responsável pela coleta, resultando na redução do número de cidades visitadas de 459 para 358. Além disso, o número de postos pesquisados será reduzido de 10.920 para 6.255, representando uma diminuição de 43%.

A agência explicou que a decisão de cortar algumas localidades da pesquisa levou em consideração critérios específicos, visando minimizar os impactos negativos decorrentes da redução das unidades amostrais e localidades pesquisadas. As capitais foram mantidas na pesquisa, enquanto nos demais locais o corte considerou os volumes de venda dos combustíveis, buscando manter a representatividade da coleta. O contrato prevê um restabelecimento parcial da pesquisa em 2025, com 417 cidades e 8.988 coletas.

A possibilidade de redução da pesquisa já havia sido mencionada pelo diretor-geral da ANP anteriormente.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: