Koka - A trajetória de Robert Oppenheimer e o impacto das bombas atômicas
A trajetória de Robert Oppenheimer e o impacto das bombas atômicas
09/06/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

A trajetória de Robert Oppenheimer e o impacto das bombas atômicas

O físico nova-iorquino Robert Oppenheimer (1904-1967) e o desenvolvimento das primeiras bombas atômicas exemplificam a imprevisibilidade dos efeitos de uma nova tecnologia, como retratado no filme "Oppenheimer", dirigido por Christopher Nolan.

A equipe liderada por Oppenheimer acreditava que seu trabalho poderia derrotar a Alemanha nazista e talvez acabar com as guerras, sem antecipar que a explosão em Hiroshima seria apenas o início de uma corrida armamentista com potencial para levar a humanidade à extinção.

O comportamento das superpotências do século 20, EUA e União Soviética, evidenciou a complexidade de controlar avanços científicos e tecnológicos, uma vez que estes deixam de ser restritos a um único país ou laboratório. Apesar de não haver ocorrido novo uso militar das bombas atômicas, a produção e desenvolvimento desses armamentos continuaram avançando, sem perspectiva de abandono das armas nucleares no futuro próximo.

O Projeto Manhattan, liderado por Oppenheimer, que resultou no bombardeio atômico do Japão em 1945, ilustra a interação entre ciência e política nesse campo de estudos.

Os primeiros indícios experimentais da possibilidade de fragmentar núcleos atômicos e desencadear reações em cadeia surgiram entre 1938 e 1939, com a descoberta da fissão nuclear, base para a maioria dos armamentos nucleares atuais. As descobertas cruciais sobre esse mecanismo ocorreram na Alemanha, pouco antes do regime de Adolf Hitler iniciar ações relacionadas.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: