Koka - Quase metade dos brasileiros evita acompanhar notícias, aponta relatório
Quase metade dos brasileiros evita acompanhar notícias, aponta relatório
16/06/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Quase metade dos brasileiros evita acompanhar notícias, aponta relatório

Um relatório do Instituto Reuters revelou que 47% dos brasileiros evitam ler ou assistir ao noticiário, um aumento de 6 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A pesquisa, realizada em 47 países com quase 95 mil pessoas, mostrou que globalmente 39% das pessoas evitam as notícias, um aumento de 3 pontos percentuais em comparação com o ano anterior.

O estudo não possui margem de erro, pois não segue uma amostragem probabilística da população. No entanto, trouxe à tona percepções interessantes dos entrevistados, como a visão de que as notícias são repetitivas, entediantes e muitas vezes negativas, causando ansiedade e sensação de impotência. Países como Brasil, Espanha, Alemanha e França tiveram um aumento na rejeição às notícias acima da média.

Não apenas mais pessoas estão evitando o noticiário, mas também se sentindo sobrecarregadas pela quantidade de informações. No Brasil, houve um aumento de 16 pontos percentuais nesse aspecto, com 46% das pessoas se sentindo esgotadas pelo volume de notícias em 2024, em comparação com 30% em 2019. A pesquisa ouviu 2.022 pessoas no Brasil por meio de formulários online nos primeiros meses deste ano.

Rodrigo Carro, responsável pelo capítulo do relatório sobre o Brasil, sugere que a intensa cobertura jornalística dos últimos tempos, especialmente relacionada às investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, pode ser uma das razões para o afastamento das pessoas do noticiário.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: