Koka - Ocupação na indústria brasileira cresce, mas ainda está abaixo de 2013
Ocupação na indústria brasileira cresce, mas ainda está abaixo de 2013
27/06/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Ocupação na indústria brasileira cresce, mas ainda está abaixo de 2013

O número de pessoas ocupadas com trabalho na indústria brasileira cresceu pelo terceiro ano consecutivo, passando de cerca de 8,1 milhões em 2021 para 8,3 milhões em 2022, um aumento de 2,6%. No entanto, esse contingente ainda está 8,3% abaixo do registrado em 2013, que era de 9 milhões, de acordo com a Pesquisa Industrial Anual (PIA) - Empresa divulgada pelo IBGE.

Em uma década, as fábricas acumularam uma perda de 745,5 mil empregos no país, o que equivale à população de cidades como Santo André, na Grande São Paulo, ou Natal, capital do Rio Grande do Norte. A série histórica da PIA abrange o período de 2007 a 2022, com o recorde de ocupação na indústria sendo em 2013, com 9 milhões de pessoas empregadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende a reativação do setor industrial, mas medidas de incentivo propostas são vistas com ressalvas por alguns economistas. Segundo Synthia Santana, analista da pesquisa do IBGE, não há uma única explicação para a perda de empregos ao longo da década, sendo as crises econômicas o principal motivo para o corte de vagas de trabalho.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: