Koka - Universidades estrangeiras aceitam nota do Enem para alunos brasileiros
Universidades estrangeiras aceitam nota do Enem para alunos brasileiros
07/06/20243 min
Acessibilidade
Compartilhar

Universidades estrangeiras aceitam nota do Enem para alunos brasileiros

Se você pensa que a única forma de estudar no exterior é através de um intercâmbio de idiomas, saiba que algumas universidades estrangeiras permitem a inscrição de alunos brasileiros, sendo que algumas exigem apenas a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)! Em Portugal, por exemplo, existem 50 universidades disponíveis devido a um acordo entre os países.

Outros países, como Irlanda, Escócia, Canadá e Inglaterra, também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, mesmo sem parceria institucional com o Brasil. Cada instituição possui suas próprias regras e exigências. Abaixo, confira algumas universidades nesses países que aceitam a nota do Enem como critério de seleção para estudantes brasileiros.

Portugal é o único país da lista que possui parceria com o Ministério da Educação (MEC) devido a uma mudança na legislação portuguesa. Através do Decreto-Lei nº 36, de 10 de março de 2014, foi estabelecido o estatuto do estudante internacional no país europeu, conhecido como Enem Portugal. Apesar da parceria, cada instituição define suas próprias regras e critérios para utilização das notas.

A Universidade do Porto, por exemplo, aceita a nota do Enem, desde que o exame tenha sido realizado no máximo três anos antes. Além disso, é necessário enviar histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio, carta de recomendação, carta de motivação, entre outros documentos. Todo o processo pode ser feito de forma remota.

A lista de universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem não é fixa, pois o Termo de Adesão das instituições tem validade de 5 anos. Acesse a página do Governo Federal para conferir a lista das outras universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem em 2024.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: