Koka - Presidente iraniano Ebrahim Raisi morre em acidente de helicóptero
Presidente iraniano Ebrahim Raisi morre em acidente de helicóptero
20/05/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Presidente iraniano Ebrahim Raisi morre em acidente de helicóptero

Após a confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi, de 63 anos, no domingo, 19, o embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone, afirmou que haverá muito o que apurar e refletir quanto ao futuro. Ebrahim Raisi morreu após o helicóptero em que viajava com sua comitiva cair no noroeste do Irã, na fronteira com o Azerbaijão.

Além do presidente, também estavam a bordo o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati e outros seis ocupantes, incluindo a tripulação. Os destroços carbonizados do helicóptero foram encontrados na manhã desta segunda-feira, 20, após uma busca noturna com dezenas de socorristas sob forte nevasca.

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, disse que o primeiro vice-presidente Mohammad Mokhber assumirá o cargo de presidente interino e decretou luto oficial de cinco dias. "Anuncio cinco dias de luto público e ofereço minhas condolências ao querido povo do Irã", disse em um comunicado oficial.

Nascido em Mashhad, segunda maior cidade do Irã, em 14 de dezembro de 1960, Raisi foi o oitavo presidente eleito do país, após o pleito de 2021. Segundo a Al Jazeera, ele pertencia a uma família que traça sua linhagem desde o profeta Maomé. Raisi era visto como conservador religioso linha-dura, apontado potencial sucessor do líder supremo aiatolá Ali Khamenei. Ele deixa esposa e duas filhas.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: