Koka - O legado do primeiro médico brasileiro formado em Harvard
O legado do primeiro médico brasileiro formado em Harvard
03/04/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

O legado do primeiro médico brasileiro formado em Harvard

Quando nos deparamos com um personagem que teve realizações notáveis durante a vida, costumamos dizer que ele "esteve à frente de seu tempo". No entanto, para o historiador Eduardo Vasconcelos, professor da Universidade Estadual de Goiás, essa expressão não se aplica à trajetória de Joaquim Antonio Alves Ribeiro, o primeiro brasileiro a se graduar em medicina na renomada Universidade Harvard, nos EUA, em 1853.

Segundo Vasconcelos, Alves Ribeiro foi exatamente "um homem de seu tempo". Após concluir seus estudos nos Estados Unidos, ele retornou ao Brasil, onde se tornou conhecido como o "médico da pobreza", sendo o primeiro profissional contratado pela Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Além disso, contribuiu para lidar com questões de saúde pública e introduziu inovações tecnológicas no país.

O Dr. Alves Ribeiro também escreveu um livro para auxiliar as parteiras em seu trabalho e fundou uma das primeiras publicações médico-científicas do Brasil, chamada "A Lancêta", possivelmente em referência ao renomado periódico científico inglês The Lancet.

Apesar de suas conquistas, a história de Alves Ribeiro permaneceu praticamente desconhecida por mais de um século e meio, devido a diversos fatores que impactaram o Ceará, o Brasil e o mundo. No entanto, o trabalho de pesquisa de Vasconcelos ajudou a resgatar essa história, revelando a importância do legado deixado por esse pioneiro da medicina brasileira.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: