Koka - Novo tratamento oncológico disponível no SUS a partir de setembro
Novo tratamento oncológico disponível no SUS a partir de setembro
02/07/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Novo tratamento oncológico disponível no SUS a partir de setembro

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer um novo tratamento para pacientes com metástase no fígado, chamado ablação térmica. Essa técnica minimamente invasiva consiste na destruição dos tumores secundários por altas temperaturas, sem a necessidade de remoção.

No procedimento, uma "agulha" é inserida no fígado, guiada por ultrassom ou tomografia, para danificar as células cancerígenas com temperaturas acima de 60 ºC.

Anteriormente disponível apenas para pacientes com planos de saúde, a decisão do Ministério da Saúde, por meio da Conitec, ampliará o acesso à terapia no SUS.

A ablação térmica é indicada especificamente para tumores secundários no fígado, originados de câncer colorretal que se espalhou para outras partes do corpo devido à metástase.

A Conitec destaca que o câncer colorretal é tratável e curável quando diagnosticado precocemente, mas a maioria das mortes está relacionada à metástase, principalmente no fígado.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer colorretal são diagnosticados com metástase, sendo o fígado o órgão mais afetado. Isso ocorre devido ao papel do fígado como filtro do sangue, o que facilita a disseminação das células cancerígenas.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: