Koka - Nova técnica detecta Alzheimer através da fala
Nova técnica detecta Alzheimer através da fala
02/07/20243 min
Acessibilidade
Compartilhar

Nova técnica detecta Alzheimer através da fala

Pesquisadores da Universidade de Boston (BU) nos Estados Unidos desenvolveram uma nova abordagem para identificar sinais precoces da doença de Alzheimer analisando a forma como uma pessoa se expressa verbalmente. O diagnóstico é realizado por meio de um algoritmo de Inteligência Artificial (IA) que foca no conteúdo e na estrutura das palavras utilizadas durante a conversa, em vez de analisar aspectos óbvios como a velocidade da fala.

Publicado na revista Alzheimer's & Dementia, o estudo revela que a IA alcançou uma precisão de 78,5% ao identificar o risco de desenvolvimento do Alzheimer em um período de seis anos. No entanto, a ferramenta foi testada apenas em indivíduos com comprometimento cognitivo leve (MCI), o que significa que pessoas sem esse indicativo não foram incluídas nos testes.

Os pesquisadores utilizaram 166 gravações de pessoas com idades entre 63 e 97 anos, todas com comprometimento cognitivo leve, como base para o estudo. Após seis anos, 90 participantes desenvolveram demência, incluindo Alzheimer, enquanto 76 permaneceram estáveis.

Através do uso de aprendizado de máquina, os cientistas treinaram o modelo para identificar padrões na fala que indicassem a progressão da doença. Fatores como idade e sexo também foram considerados durante o treinamento do algoritmo.

A ferramenta de IA foi então utilizada para avaliar o risco de Alzheimer em um novo grupo de voluntários, resultando em uma taxa de acerto. Os autores destacam que a pontuação obtida se aproxima mais de uma previsão, indicando que indivíduos com pontuações mais altas têm maior probabilidade de desenvolver a doença.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: