Koka - Nebulosa Serpens: NASA captura imagem de estrelas recém-nascidas
Nebulosa Serpens: NASA captura imagem de estrelas recém-nascidas
28/06/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Nebulosa Serpens: NASA captura imagem de estrelas recém-nascidas

A NASA selecionou um cenário fabuloso de estrelas recém-nascidas na Nebulosa Serpens para a imagem astronômica do dia. Os astrônomos observaram dois jatos poderosos sendo expelidos em direções opostas e perpendiculares aos discos de gás e poeira das estrelas.

A foto, registrada pelo telescópio James Webb, apresenta cores avermelhadas que indicam a emissão de hidrogênio molecular e monóxido de carbono, formados pelas colisões dos jatos com o material dos discos. Esta foi a primeira vez que os astrônomos puderam observar que a maioria dos jatos na nebulosa estão alinhados na mesma direção, um fenômeno previsto e agora comprovado com precisão.

O alinhamento dos jatos proto-estelares está relacionado à rotação da estrela, que por sua vez é influenciada pelo movimento da nuvem que a formou. À medida que o gás e a poeira da nuvem colapsam sob sua própria gravidade, a velocidade de rotação aumenta. Para evitar a expulsão do gás devido à velocidade de rotação, parte da energia de movimento precisa ser removida, e os campos magnéticos no disco desempenham um papel crucial ao lançar parte desse material na forma de jatos gigantes.

Localizada a 1.300 anos-luz da Terra, a Nebulosa Serpens é uma região muito jovem, com apenas um ou dois milhões de anos. Nela, há um aglomerado denso de estrelas recém-formadas, com aproximadamente 100.000 anos, que um dia terão a massa do Sol.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: