Koka - Museus do Rio Grande do Sul sofrem danos devido às enchentes
Museus do Rio Grande do Sul sofrem danos devido às enchentes
09/05/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Museus do Rio Grande do Sul sofrem danos devido às enchentes

Os museus do Rio Grande do Sul estão enfrentando dificuldades para proteger seus acervos das enchentes que atingiram o estado nos últimos dias. O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, foi um dos prédios afetados. A instituição precisou realizar uma operação para salvar suas obras nos andares superiores antes que o térreo fosse inundado. Na manhã desta quarta-feira, 8, o nível da água dentro do prédio atingiu 5,1 metros de altura, conforme informado pela secretaria de cultura Beatriz Araújo.

A enchente causou danos nos setores hidráulico e elétrico do museu, além de afetar gravemente o setor administrativo, onde todos os computadores foram perdidos. Equipes de vistoria foram enviadas ao local por meio de botes no domingo e na terça-feira para avaliar os estragos e os reparos necessários, como a repintura das paredes.

O acervo do museu foi salvo devido ao monitoramento constante da Secretaria de Cultura em relação aos alertas de enchentes. O processo de remoção das obras foi facilitado pelo fato de que a maioria delas já estava armazenada nos andares superiores. "Optamos por estabelecer um protocolo de emergência para retirar o restante do acervo da reserva técnica, localizada no térreo", explicou Beatriz Araújo.

Além do Margs, outros centros culturais também foram afetados pelas enchentes, como a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e o Memorial do Rio Grande do Sul.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: