Koka - Mulher peruana com ELA morre após decisão judicial
Mulher peruana com ELA morre após decisão judicial
08/05/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Mulher peruana com ELA morre após decisão judicial

Maria Teresa Benito Orihuela, de 66 anos, faleceu na última sexta-feira, 3, depois de ter os aparelhos que a ajudavam a respirar desligados, conforme decisão judicial. Ela era administradora e sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença neurológica degenerativa e sem cura.

Um médico da seguradora pública de saúde do Peru concordou em realizar o procedimento, após doze profissionais se recusarem a cumprir a ordem judicial. A mulher foi sedada antes do desligamento do respirador.

Maria respirava por meio de traqueostomia conectada a um ventilador mecânico e se comunicava por meio de um aparelho que lia o movimento dos olhos. Nos últimos meses, contraiu conjuntivite, comprometendo sua visão e colocando em risco sua única forma de comunicação.

A advogada da família afirmou que Maria morreu cercada pelo amor dos filhos e em paz, de acordo com sua vontade. O caso gerou debate sobre o direito à morte digna no país, mas não deve ser confundido com eutanásia, pois trata-se de uma decisão de não prosseguir com o tratamento, permitindo a progressão da doença.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: