Koka - Mohammad Mokhber assume interinamente a presidência do Irã
Mohammad Mokhber assume interinamente a presidência do Irã
20/05/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Mohammad Mokhber assume interinamente a presidência do Irã

O primeiro-vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, de 69 anos, assumirá temporariamente a presidência do país após a morte de Ebrahim Raisi, de 63 anos, em um acidente de helicóptero. Segundo a Constituição iraniana, o primeiro-vice-presidente assume interinamente o cargo com a aprovação do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, até a realização de novas eleições em 50 dias.

Mokhber, nascido em 1955 em Dezful, é considerado próximo de Khamenei e ocupava o cargo de primeiro-vice-presidente desde a vitória de Raisi nas eleições de 2021. Ele era o chefe da Execução da Ordem do Imam Khomeini (EIKO), organização paraestatal com influência em diversos setores da economia iraniana e diretamente comandada por Khamenei.

Em uma visita a Moscou no ano passado, Mokhber e autoridades iranianas concordaram em fornecer mísseis e drones ao Exército russo. Em 2010, ele foi incluído em uma lista de indivíduos e entidades sancionadas pela União Europeia por suposto envolvimento em atividades nucleares ou de mísseis balísticos, mas seu nome foi retirado dois anos depois. Já em 2013, o Departamento do Tesouro dos EUA adicionou Mokhber e 37 empresas sob sua supervisão em uma lista de entidades sancionadas.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: