Koka - Ministério Público do Trabalho ajuíza ação contra a IBM por discriminação a trabalhadores de Minas Gerais
Ministério Público do Trabalho ajuíza ação contra a IBM por discriminação a trabalhadores de Minas Gerais
02/02/20243 min
Acessibilidade
Compartilhar

Ministério Público do Trabalho ajuíza ação contra a IBM por discriminação a trabalhadores de Minas Gerais

O Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com uma ação civil pública contra a IBM, acusando a empresa de práticas discriminatórias em relação aos trabalhadores residentes de Minas Gerais. A Procuradoria Regional do Trabalho em Minas Gerais está pedindo uma indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 20 milhões devido a um processo seletivo realizado em setembro de 2023, que restringia explicitamente a participação de candidatos do estado mineiro.

A IBM, em nota, afirmou que continua contratando ativamente em todo o Brasil, incluindo Minas Gerais, e que irá se defender das acusações. O MPT tentou chegar a um acordo com a empresa por meio de um termo de ajustamento de conduta (TAC), porém, as negociações não avançaram. A IBM desejava a autorização para excluir candidatos de Minas Gerais em projetos específicos e também buscava a redução das multas em caso de descumprimento do acordo.

A ação civil pública será analisada pela 18ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, e a primeira audiência está marcada para o dia 14 de março. O MPT apresentou capturas de tela dos formulários de inscrição do processo seletivo da IBM, realizados por meio da plataforma Trybe, como evidência de discriminação. Mesmo para vagas de trabalho remoto, candidatos residentes em Minas Gerais eram excluídos.

O caso veio à tona em setembro de 2023, quando viralizou nas redes sociais. No processo seletivo da empresa de tecnologia, os candidatos eram obrigados a confirmar que não residiam em Minas Gerais para prosseguir com a inscrição. Segundo o MPT, a exclusão de candidatos mineiros está relacionada a uma decisão judicial que retirou da IBM em Minas Gerais a classificação de empresa de tecnologia.

Além da indenização, o MPT também está solicitando que a empresa seja obrigada a eliminar qualquer distinção geográfica em futuros processos seletivos.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: