Koka - Lula busca alternativas para substituir presidente da Petrobras
Lula busca alternativas para substituir presidente da Petrobras
03/04/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Lula busca alternativas para substituir presidente da Petrobras

Lula está enfrentando um dilema desde a crise dos dividendos extraordinários da Petrobras. Ele incentiva o presidente da estatal, Jean Paul Prates, a resistir à pressão para substituir adversários, ao mesmo tempo em que pede mais intervenção do governo na empresa aos ministros Rui Costa e Alexandre Silveira.

Essa postura de Lula tem gerado um desgaste para Prates, e já surgiram especulações em Brasília sobre possíveis substitutos. Um dos nomes cogitados é Bruno Moretti, atual Secretário Especial de Análise Governamental da Presidência da República.

Segundo assessores do Planalto, Moretti é uma indicação de Rui Costa como alternativa a Marcos Cavalcanti, que a Casa Civil não deseja remover do comando do PPI (Programa de Parcerias em Investimentos). Outra opção é Magda Chambriard, engenheira química que já atuou na Petrobras e presidiu a ANP entre 2012 e 2016.

O ministro Silveira, envolvido em conflitos públicos com Prates, não fez nenhuma indicação até o momento. De acordo com relatos, o único pedido de Silveira é que Pietro Mendes, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, assuma a presidência do conselho em caso de mudança na Petrobras.

O ministro Rui Costa negou qualquer indicação quando consultado. Silveira preferiu não comentar. Recentemente, Lula solicitou a Prates que recomendasse alguém que pudesse ser indicado para assumir o cargo.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: