Koka - IFFar abre processo administrativo para investigar caso de ex-estudante
IFFar abre processo administrativo para investigar caso de ex-estudante
15/06/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

IFFar abre processo administrativo para investigar caso de ex-estudante

O IFFar decidiu abrir um processo administrativo interno para investigar o caso envolvendo o ex-estudante Matteus Amaral Vargas, após a repercussão na imprensa. A instituição pretende identificar as circunstâncias relacionadas à participação dele no processo seletivo, e afirmou que outras situações semelhantes serão tratadas da mesma forma.

Em comunicado, o IFFar esclareceu que, na época em que Matteus prestou o vestibular, a única exigência para ingresso nas cotas raciais era a autodeclaração do candidato, sem mecanismos adicionais de verificação. Em 2022, a instituição passou a adotar a heteroidentificação como forma de verificar a autodeclaração dos candidatos, visando evitar fraudes e garantir a eficácia da política de cotas.

O ex-estudante iniciou o curso de Engenharia Agrícola em 2014, em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), mas trancou a graduação no quinto período. Em 2018 e 2022, tentou retornar à instituição utilizando o sistema de cotas. No entanto, em 2022, seu pedido de reingresso foi indeferido por não atender aos critérios do edital. Mesmo assim, Matteus participou de outro processo seletivo e ingressou na Universidade Federal do Pampa no mesmo ano, por meio da Chamada por Notas do Ensino Médio.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: