Koka - G20 discute taxação de super-ricos em encontro de ministros de finanças
G20 discute taxação de super-ricos em encontro de ministros de finanças
29/02/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

G20 discute taxação de super-ricos em encontro de ministros de finanças

No último dia do primeiro encontro de ministros de finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20, o economista francês Gabriel Zucman fará uma exposição defendendo a taxação de super-ricos. Zucman, professor associado da Universidade da Califórnia em Berkeley, é coautor de livros como "The Triumph of Injustice" e "The Hidden Wealth of Nations", discutindo a questão dos ricos pagarem poucos impostos.

Zucman, discípulo de Thomas Piketty, irá argumentar que taxar os ricos pode contribuir para o desenvolvimento econômico, aliviando o endividamento dos países e abrindo espaço para políticas públicas. Essa proposta vai ao encontro da tributação mínima de grandes empresas, já adotada por alguns países do G20 após acordo firmado por cerca de 140 economias com o apoio da OCDE.

A taxação global, que estabelece que as maiores empresas do mundo pagarão impostos nos países onde atuam, não apenas onde têm sedes, com uma alíquota global de 15%, está em discussão. Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, destacou a importância de seguir a linha da OCDE, que propõe a tributação mínima sobre estoques de riqueza.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: