Koka - Descoberta da 'Mão de Deus' no Espaço
Descoberta da 'Mão de Deus' no Espaço
08/05/20243 min
Acessibilidade
Compartilhar

Descoberta da 'Mão de Deus' no Espaço

Recentemente, a equipe da Dark Energy Camera (DECam) registrou um objeto cósmico enigmático que se estende entre a Via Láctea e uma galáxia espiral distante, sendo apelidado de 'Mão de Deus' devido à sua aparência peculiar. Ao analisar a imagem mais detalhadamente, é possível notar uma 'mão fantasmagórica tentando alcançar um objeto cósmico nas fronteiras do universo'.

A Dark Energy Camera é um projeto situado no Telescópio Víctor M. Blanco, no Chile, e foi desenvolvido pelo centro de pesquisa do governo dos EUA, NSF NOIRLab. Conhecida também como CG 4, a 'Mão de Deus' é uma estrutura nebulosa do tipo glóbulo cometário, e os cientistas ainda não conseguiram desvendar o motivo por trás dessa formação tão peculiar.

Localizado a cerca de 1300 anos-luz de distância da Terra, na Constelação de Puppis, o CG 4 é apenas um dos muitos glóbulos cometários espalhados pela Via Láctea. Esses glóbulos, também chamados de glóbulos de Bok, são compostos por nuvens de gás cósmico e poeira envoltas em material quente ionizado, sendo uma subclasse das nebulosas escuras.

Geralmente, a remoção do material presente na nuvem resulta em uma cauda alongada, como observado na fotografia. Apesar da aparência semelhante a um cometa, os objetos cósmicos não possuem semelhanças entre si.

A origem da estrutura distinta dessas nuvens difíceis de detectar ainda não está clara, mas os astrônomos especulam que pode ser uma consequência das estrelas quentes e massivas que as cercam. O CG 4, um glóbulo cometário apelidado de 'Mão de Deus', é apenas um dos muitos presentes na Via Láctea, e a forma como esses objetos adquirem sua estrutura permanece um mistério.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: