Koka - Cuidados com os exercícios físicos durante o carnaval de 2024
Cuidados com os exercícios físicos durante o carnaval de 2024
04/02/20243 min
Acessibilidade
Compartilhar

Cuidados com os exercícios físicos durante o carnaval de 2024

O carnaval de 2024 se aproxima e muitos blocos e eventos já estão em andamento por todo Brasil. Com isso, chegou a época de vermos academias e outros espaços voltados para exercícios físicos lotados de foliões em busca de um corpo mais magro ou mais forte. Ainda que a prática de atividades físicas seja altamente recomendada por especialistas, alguns cuidados são necessários para que o excesso de treinos não prejudique a festa e a saúde.

O coordenador do Laboratório do Treinamento na Musculação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor Fernando Vitor Lima, explica que a recomendação mais saudável é aceitar que o exercício físico deve ser pensado em "médio a longo prazo. Tem que começar meses antes para fazer de maneira segura". Ou seja, correr para definir o corpo ou aumentar os músculos para o carnaval de 2024 pode ser perigoso à saúde.

O professor do Departamento de Esportes da UFMG alerta que durante este período, marcado tanto por exercícios quanto festas intensas, é preciso "ficar atento ao nível de fadiga do seu organismo". Além disso, o aumento da carga usada nos treinos pode ocasionar o surgimento de lesões. "Isso pode fazer com que as pessoas parem de treinar e fiquem mais longe de seus objetivos. Muitas pessoas não estão preparadas para aumentar a carga", avisa o professor.

Além de recomendar a prescrição de treinos por um profissional de educação física que possua uma boa formação em treinamento esportivo, Fernando diz ser necessário priorizar uma rotina que inclua uma quantidade grande de descansos. "Quando as sessões de treino começam a ficar muito difíceis, e o praticante entra desmotivado para o treino e não consegue dar conta de treinar, é sinal de que ele não está tendo a recuperação suficiente", conclui o professor.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: