Koka - Como melhorar a disposição ao acordar de manhã
Como melhorar a disposição ao acordar de manhã
29/02/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Como melhorar a disposição ao acordar de manhã

Levantar da cama cedo pode ser um desafio para muitas pessoas, mas especialistas afirmam que é possível melhorar essa situação. O relógio biológico, responsável por regular os ciclos de sono e vigília, é controlado pelo núcleo supraquismático no hipotálamo.

O relógio biológico sincroniza as atividades do corpo com as variações ambientais, como a alternância entre dia e noite, influenciando a produção de hormônios, temperatura corporal e metabolismo. A melatonina, hormônio do sono, aumenta à noite para nos ajudar a relaxar, enquanto o cortisol aumenta de manhã para promover o estado de alerta.

Fatores como exposição à luz, alimentação e exercício físico podem afetar o relógio biológico. Manter hábitos saudáveis de sono e uma rotina regular de horários para dormir e acordar é essencial para equilibrar o ritmo circadiano, garantir um bom descanso e ter mais disposição ao acordar, conforme destaca a Dra. Márcia Assis, neurologista e vice-presidente da Associação Brasileira do Sono.

Algumas pessoas são naturalmente mais dispostas de manhã do que outras, de acordo com a Dra. Márcia. Isso é conhecido como cronotipo.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: