Koka - Como incluir dependentes no Imposto de Renda 2024
Como incluir dependentes no Imposto de Renda 2024
14/03/20243 min
Acessibilidade
Compartilhar

Como incluir dependentes no Imposto de Renda 2024

Os contribuintes têm a possibilidade de adicionar cônjuges, filhos e outras pessoas como dependentes na declaração do imposto de renda, desde que atendam a certos requisitos. Essa ação auxilia na dedução de gastos com saúde, educação e outros itens ao declarar o IRPF 2024.

A Receita Federal estabelece critérios para a inclusão de dependentes, como a necessidade de possuir um CPF ativo e ser incluído em apenas uma declaração naquele ano fiscal. Por exemplo, se a mãe incluiu o filho em sua declaração para realizar as deduções permitidas, não será possível colocá-lo novamente na declaração do pai.

No entanto, isso não impede que a pessoa seja incluída na declaração de outro contribuinte nos anos seguintes. Seguindo o exemplo anterior, se a mãe cadastrou o filho em 2024, o pai poderá incluí-lo como dependente em 2025.

De acordo com a Receita Federal, é permitido deduzir do imposto de renda o valor de R$ 2.275,08 por dependente.

Vale ressaltar que as mesmas regras aplicadas a cônjuges e companheiros são válidas para relacionamentos homoafetivos.

Sim, é possível incluir dependentes, porém é necessário seguir os critérios estabelecidos pela Receita Federal, como ter escolhido a tributação com deduções legais e garantir que o filho não seja considerado dependente em outra declaração.

A inclusão de dependentes auxilia na dedução de despesas no Imposto de Renda, conforme destacado por Paulo Adorno, membro do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC-SP).

Dessa forma, é viável incluir as despesas com saúde e educação dos dependentes para dedução, sendo que os valores dedutíveis variam de acordo com o modelo de declaração selecionado pelo contribuinte, seja ele simplificado ou completo.

Erros na declaração de dependentes podem acarretar penalidades por parte da Receita Federal.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: