Koka - Chefe de IA: um cargo em alta demanda
Chefe de IA: um cargo em alta demanda
14/04/20243 min
Acessibilidade
Compartilhar

Chefe de IA: um cargo em alta demanda

O número de negócios com um cargo designado ao chefe de IA quase triplicou globalmente nos últimos cinco anos, de acordo com a rede social LinkedIn. Fawad Bajwa, líder de IA na empresa de recrutamento Russell Reynolds Associates, viu "o cenário mudar" desde o lançamento do ChatGPT.

A alta de popularidade do cargo foi ainda maior no mês passado, quando a Casa Branca anunciou que as agências federais deveriam designar chefes de IA "para garantir responsabilidade, liderança e supervisão" da tecnologia. No entanto, as responsabilidades da função ainda estão sendo definidas --e com a ascensão e queda dos títulos de emprego sendo uma constante na vida corporativa, talvez não permaneça relevante para sempre.

O cargo requer um "profundo entendimento da tecnologia de IA, aprendizado de máquina, ciência de dados e análises", diz David Mathison, que fundou a primeira Cúpula de Chefes de IA no ano passado. No entanto, os candidatos também "precisam entender de questões legais" e de gestão de mudanças; muitos vêm de cargos de liderança em dados, gestão de riscos e conformidade.

A ascensão desses profissionais ocorre em meio a uma batalha acirrada por expertise em IA de forma mais ampla, com até mesmo engenheiros relativamente juniores em empresas de ponta comandando salários de sete dígitos. "Está mais difícil recrutar do que nunca", diz Bajwa sobre o papel de chefe de IA. "Existe um pequeno grupo de talentos que está sendo [procurado] por muitos contratantes." Todavia, os CAIOs não são necessariamente recrutados do mesmo grupo daqueles em tecnologia de ponta --nem estão na lista dos salários mais altos.

Tom Hurd, diretor executivo da Zeki, que rastreia contratações na área de ciências, diz que os tecnologistas ger

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: