Koka - Adiamento do Voo Tripulado da Nave Starliner
Adiamento do Voo Tripulado da Nave Starliner
15/05/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Adiamento do Voo Tripulado da Nave Starliner

A Boeing informou que o voo tripulado da nave Starliner foi adiado mais uma vez, devido a um vazamento de hélio no módulo de serviços da cápsula. O teste de voo, que estava programado para acontecer em 17 de maio, agora está previsto para 21 de maio.

A missão Crew Flight Test (CFT), que seria lançada em 6 de maio, teve que ser adiada quando uma válvula falhou no estágio superior do foguete Atlas V, faltando duas horas para a decolagem.

A Boeing afirmou que o componente defeituoso foi substituído e está funcionando normalmente. Já o vazamento de hélio está relacionado a um problema em um propulsor do sistema de controle de reação no módulo de serviço da Starliner.

Apesar de os propulsores não utilizarem hélio como base, o composto é necessário para o correto funcionamento. A NASA e a Boeing estão trabalhando em testes e soluções operacionais para resolver a questão.

O lançamento da CFT está agendado para ocorrer às 17h43 no horário de Brasília, a partir da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida. A missão levará os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore até a Estação Espacial Internacional (ISS).

Este será o terceiro voo da Starliner, sendo os dois anteriores missões não tripuladas enviadas à ISS. Caso tudo transcorra conforme o planejado, a Starliner será certificada para transportar astronautas da NASA até a estação espacial, garantindo seu retorno em segurança.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: