Koka - Acidente de helicóptero mata presidente do Irã
Acidente de helicóptero mata presidente do Irã
20/05/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Acidente de helicóptero mata presidente do Irã

No domingo, 19, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, faleceu em um acidente de helicóptero do modelo Bell 212, conforme informado pela mídia estatal iraniana. Há suspeitas de que a aeronave não recebia manutenção desde 1986.

O Bell 212, um modelo bimotor de duas pás, foi desenvolvido pela empresa norte-americana Bell Helicopter, atualmente conhecida como Bell Textron, nos anos 1960 para os militares canadenses. Posteriormente, tornou-se popular nos Estados Unidos e Canadá, sendo uma versão civil do UH-1N "Twin Huey" utilizado na Guerra do Vietnã.

O helicóptero Bell 212 foi projetado para diversas finalidades, como transporte de pessoas, carga e combate a incêndios. A versão iraniana que caiu no domingo tinha capacidade para até 15 pessoas, incluindo a tripulação.

Nos anos 1980, o Irã adquiriu unidades do Bell 212 durante o governo de Mohammad Reza Pahlavi, quando mantinha boas relações com os Estados Unidos. No entanto, após a Revolução Islâmica de 1979 e as sanções impostas pelos EUA, o país enfrentou dificuldades para obter peças de reposição para helicópteros de origem norte-americana.

Especialistas apontam que há poucas informações disponíveis sobre o helicóptero acidentado, mas indícios sugerem que a aeronave poderia ter entre 40 e 50 anos de idade. Antes desse acidente, o último registro fatal envolvendo um Bell 212 ocorreu em setembro de 2023, quando uma aeronave privada caiu na costa dos Emirados Árabes.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: